O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) ampliou sua capacidade operacional no Litoral através do uso de dois drones de alta tecnologia, que realizam patrulhamentos diários para prevenção de afogamentos e reforço em operações de resgate.
Desde o início das atividades do Verão Maior Paraná, em 14 de dezembro, as aeronaves contabilizaram 300 voos, monitorando áreas de grande circulação e locais de afogamentos.
“É um investimento em um equipamento inovador e muito importante para o Corpo de Bombeiros, que auxilia no tempo de localização da vítima e na efetividade das ações", diz o comandante do 8°Batalhão no Litoral, major Fabrício Frazatto dos Santos.
"O drones tiveram a primeira atuação voltada à atividade de prevenção e busca aquática nesta temporada 2024/25. Eles percorrem a orla, em locais previamente identificados, principalmente pela concentração de público, ou pela existência de algum risco, com correntes de retorno, ou próximo a encostas”, explicou o major.
Após atuarem durante todo o Verão Maior Paraná, os drones serão usados nas ações das forças de segurança do Paraná durante o Carnaval no Litoral. Haverá intensificação de atividades ostensivas, repressivas e educativas, bem como iniciativas de conscientização e suporte a eventos locais. Além dos drones, equipamentos como helicópteros e viaturas estarão à disposição das forças de segurança para garantir a segurança.