A abertura oficial do 5º Festival do Pinhão – Rota das Colônias será neste sábado (17), às 19h, na Chácara Pellanda, localizada na Rua José Zancheta Filho, n.º 1.837, na Campina do Taquaral, área rural de São José dos Pinhais. Até 30 de junho, os visitantes poderão experimentar pratos especiais que utilizam a tradicional semente do Paraná em seus preparos. Lasanha, sorvete, brigadeiro, quiche, entre outras, são apenas algumas das receitas que prometem conquistar o paladar de quem passar pelos empreendimentos participantes.
O Festival do Pinhão é promovido pela Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (ACAMP) com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Durante o evento, também serão comercializados produtos artesanais que representam ou utilizam o pinhão em sua composição e ofertadas experiências únicas em alguns estabelecimentos, como juntar pinhão no mato.
Segundo o presidente da ACAMP, José Augusto Zanchetta, o evento é uma celebração da cultura local e das tradições das colônias da região, com foco especial na valorização do pinhão, símbolo da gastronomia e identidade de São José dos Pinhais.
“O objetivo principal do festival é atrair turistas para a Rota das Colônias e outros roteiros turísticos do município, incentivando o desenvolvimento do turismo rural. O evento tem crescido bastante e movimenta toda a região, principalmente com turistas vindos de fora, de outros estados, e que nunca experimentaram o pinhão”, conta Zanchetta.
Nesta edição do festival, além dos estabelecimentos que integram o roteiro turístico Rota das Colônias, empresários da Colônia Murici e do Caminho do Vinho também foram convidados a participar. Um dos convidados é Aloir José Alves Fontes Júnior, proprietário da Pierogarnia, um restaurante polonês localizado na Colônia Murici, que comercializará pierogi de batata.
Segundo Aloir, a batata é um dos alimentos mais usados na Polônia, devido à sua adaptação ao clima, facilidade de cultivo e preço acessível, tornando-se uma base da alimentação. “Aqui, na Pierogarnia, seguimos a mesma tradição e misturamos a cultura polonesa com o delicioso sabor do pinhão. Queremos oferecer aos visitantes uma experiência cultural completa, desde nossas construções até a gastronomia, lembrando da infância na mesa com os nossos antepassados”, conta.
Mais informações sobre o 5º Festival do Pinhão – Rota das Colônias e os estabelecimentos participantes podem ser encontradas no site oficial do evento que pode ser acessado clicando aqui.
Cantina Zanchetta
Chácara Amigos dos Sul
Floricultura São José
Chácara Vailati
Pesque Pague Arujá
Casa Lola
Ronimar
Rancho Machado
Restaurante Dom Ernane
Recanto Alvorecer
Titola Bolachas
Recanto Mavi
Rachel Art Rustic
Assados da Cabanha
Sorvetes Água na Boca
Pierogárnia
La Choupana
Queijaria Sapori Italiani
Restaurante Vô João
Cantina Zanchetta
Recanto Arvorecer