A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou nesta quinta-feira (20) do segundo encontro da Jornada Empreendedora Pós-Colheita de Hortaliças, no Miringuava, em São José dos Pinhais. Empreendedores, comerciantes e representantes do mercado conheceram a captação do Rio Miringuava e o trabalho dos produtores locais, reforçando o incentivo à agricultura sustentável.
É uma iniciativa da Invest Paraná, por meio do Programa Vocações Regionais Sustentáveis, e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com realização do NIGEP – Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL), financiamento do fundo do Movimento Viva Água e o apoio institucional da Sanepar. O projeto envolve 11 produtores e contou com a presença de seis instituições. O objetivo da companhia neste projeto é contribuir para aliar a conservação da natureza ao desenvolvimento sustentável.
A jornada terá seis encontros semanais para capacitar produtores da região próxima à Barragem Miringuava. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos, reduzir perdas, fortalecer a conexão com empreendedores e valorizar a produção sustentável no mercado.
A Sanepar guiou a visita à captação e apresentou os benefícios do futuro reservatório para o abastecimento local. Especialistas destacaram que, para isso, é essencial incentivar a produção sustentável e o consumo de produtos cultivados de forma consciente.