Moradores das Ilhas de Eufrasina e Teixeira, no Litoral, concluíram o curso gratuito de capacitação para uso de redes sociais, oferecido pela Portos do Paraná. Ao todo, 23 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, participaram das aulas realizadas no final de fevereiro, no Colégio Estadual do Campo Ilha do Teixeira/Eufrasina.
“Essas comunidades são parceiras do Programa de Educação Ambiental, e estamos capacitando os moradores para utilizarem os canais de redes sociais, considerando a importância do desenvolvimento do turismo no litoral paranaense”, afirmou o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco.
Os participantes também aprenderam a usar diversas ferramentas gratuitas de edição de imagens, entre outras funcionalidades que funcionam em qualquer celular. O oceanógrafo e professor do curso, Felipe Martins, explica que a demanda pelo curso partiu da própria comunidade. “Eles já possuem um perfil no Instagram, o @ilhaeufrasina, onde divulgam o turismo sustentável. Entre as atrações, está o banho de argila no Rio do Campo. Nosso objetivo é transformar essa rede social em um canal de vendas para atrair o público”, destacou Martins.
Na última aula, os alunos produziram artes para posts e alguns vídeos. A representante da Associação de Moradores da Ilha de Eufrasina, Rosene Aparecida Passos, editou fotos que mostram pratos típicos caiçaras que ela mesma prepara. “Gostei muito, porque agora podemos divulgar o dia a dia da comunidade nas redes sociais, algo que muitas pessoas desconhecem”, disse Rosene.