noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Local

“SÃOJO EM CENA” CELEBRA SUA ESTREIA EM UM FIM DE SEMANA DE CASA CHEIA

Festival de teatro de São José dos Pinhais tem programação até o próximo domingo

Publicada em 19/08/24 às 21:06h - 66 visualizações

Anna Carolina Azevedo /Produção Cultural


Compartilhe
Compartilhar a noticia “SÃOJO EM CENA” CELEBRA SUA ESTREIA EM UM FIM DE SEMANA DE CASA CHEIA  Compartilhar a noticia “SÃOJO EM CENA” CELEBRA SUA ESTREIA EM UM FIM DE SEMANA DE CASA CHEIA  Compartilhar a noticia “SÃOJO EM CENA” CELEBRA SUA ESTREIA EM UM FIM DE SEMANA DE CASA CHEIA

Link da Notícia:

“SÃOJO EM CENA” CELEBRA SUA ESTREIA EM UM FIM DE SEMANA DE CASA CHEIA
 (Foto: Ezequiel Junior)

Até o dia 25 de agosto, São José dos Pinhais é palco do SãoJo em Cena, o primeiro festival de teatro da cidade. Promovido pela Circoon Produções Artísticas, o evento conta com uma ampla programação, que engloba espetáculos em diferentes linguagens cênicas, incluindo a arte bonequeira, o circo e o teatro de rua.

No fim de semana de estreia, casa cheia em todas as sessões. A abertura ficou por conta da Cia. Fluctissonante, com o espetáculo "Enquanto a Chuva Cai", encenado para uma plateia lotada. Já no domingo (18), foram apresentadas três peças: “No armário não cabe ninguém” (Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância) e “Retilíneo” (Batalhão Cia. de Teatro), ambas no Teatro Ernani Zetola, além de “Na toada do coração - O Pequeno Príncipe” (Gufo Grupo Teatral), no Parque São José. A criação, inspirada no famoso texto de Antoine de Saint-Exupéry, encantou os frequentadores do parque, numa tarde em que bola, pipa e arte ocuparam o mesmo gramado.

Ao todo, serão promovidas 26 apresentações, espalhadas por vários endereços: do próprio Parque São José à Praça do Verbo Divino, dos teatros Ernani Zetola e Usina da Música ao Terminal Central. A ideia da organização é integrar a arte ao cotidiano da população são-joseense, possibilitando com que as pessoas tenham a oportunidade de assistir a espetáculos gratuitos, seja na poltrona de um auditório, seja esperando o ônibus na volta do trabalho.

De São José para São José

O festival é uma iniciativa idealizada e produzida por pessoas moradoras de São José dos Pinhais, o que revela o compromisso de valorizar a atuação de artistas e produtores culturais locais, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa e da classe teatral na cidade.Luciano França, 22, produtor executivo do evento, conta que o seu primeiro contato com as artes cênicas aconteceu graças uma iniciativa da prefeitura municipal, em 2012. “Quando eu entrei no teatro, ainda criança, não esperava seguir na carreira artística. Então me formei em Produção Cênica e agora tenho a oportunidade de trabalhar num festival em São José dos Pinhais. É uma emoção muito grande”. França afirma que estimular o teatro no município é extremamente necessário, porque existe a demanda entre a população. “O povo daqui necessita desse movimento e o SãoJo é um grande primeiro passo para que a nossa cidade se torne um celeiro artístico”.

Aline Gonçalves, idealizadora e coordenadora geral, afirma que o festival foi gestado ao longo de sua trajetória artística na cidade, que teve início ainda em 2009. “Me entristecia ver outros municípios da região metropolitana de Curitiba experimentando uma movimentação ativa em torno do teatro, enquanto a nossa cidade sequer tinha sediado um grande evento voltado às artes cênicas”.

Já Vinícius Précoma, 25, do elenco de “No armário não cabe ninguém”, diz que o início da sua carreira se deu no projeto “O boneco e a sociedade”, da Cia dos Ventos, um dos mais tradicionais grupos de teatro de São José dos Pinhais. “Eu comecei lá atrás, com sete anos de idade, e o meu retorno para casa é muito especial, ainda mais com um espetáculo de bonecos. A cidade cultiva a cena e o imaginário do teatro bonequeiro”.

 Gratuito e para todo mundo

Todas as atrações do SãoJo em Cena são gratuitas. No caso dos espetáculos apresentados nos teatros, os ingressos são distribuídos uma hora antes do início de cada peça. Além disso, as sessões dispõem de acessibilidade linguística a partir da tradução e da interpretação em Libras, uma importante ferramenta de integração sociocultural para com a comunidade surda. A comunicação na Língua Brasileira de Sinais é da Equipe Libras Moreira Traduções.

 Serviço:

SãoJo em Cena - I Festival de Teatro de São José dos Pinhais

Até 25 de agosto de 2024

Vários locais e faixas etárias

Entrada franca

Para mais informações, acesse o perfil @festivalsaojoemcena no Instagram.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1136062
Usuários Online: 854
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!